Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra participou em reunião sobre projecto ‘PlatformUptake.eu’

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra participou em reunião sobre projecto ‘PlatformUptake.eu’

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na primeira avaliação técnica do projecto “PlatformUptake.eu”, que decorreu a 16 de Abril, juntamente com mais 12 entidades que compõem o consórcio.

Durante a avaliação foi apresentado aos vários revisores da Comissão Europeia todo o trabalho desenvolvido nos últimos meses, bem como o impacto obtido através da implementação das actividades. Foi ainda discutida qual a abordagem estratégica aos vários ‘stakeholders’ em acções futuras do projecto, para poder maximizar os resultados desta acção de coordenação e suporte.

O projecto ‘PlatformUptake.eu’ é uma Acção de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia para plataformas digitais de apoio ao Envelhecimento Activo e Saudável, que pretende analisar e descrever o ecossistema de plataformas “open service” existentes, para vários grupos de utilizadores, promovendo sinergias entre as respectivas redes e os projectos relacionados nos domínios AHA – ‘Active and Healthy Ageing’ (Envelhecimento Activo e Saudável) e IoT – ‘Internet of Things’ (Internet das Coisas).

Através da criação de informação centralizada online, propõe avaliar o impacto social das plataformas existentes, criar ferramentas de monitorização e avaliação, recolher histórias de utilizadores e boas práticas bem-sucedidas, promover a interoperabilidade e definir orientações comuns para a adopção dessas plataformas em larga escala.

Este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.