Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra participou do Consórcio Europeu do projecto Pharaon

18 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra participou do Consórcio Europeu do projecto Pharaon

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou, entre os dias 9 e 11 de Novembro, na reunião plenária do projecto Pharaon em Amsterdão, representada por Natália Machado e Sofia Ortet do Departamento de Inovação.

O evento decorreu num regime híbrido, compatível com a actual situação pandémica na Europa, que permitiu conciliar as componentes presencial e online, tendo contado com a presença de representantes dos 40 parceiros europeus actualmente envolvidos no projecto.

Para além da participação nas reuniões gerais, a Cáritas Diocesana de Coimbra teve três actividades a seu cargo. O Departamento de Inovação, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, apresentou o progresso do projecto piloto português, em especial os resultados da primeira fase da pré-validação. A Cáritas Coimbra coordenou ainda o Workshop sobre ética e protecção de dados, a respeito das questões éticas e legais para implementação dos testes tecnológicos em cada um dos locais do piloto. Finalizou apresentando algumas linhas orientadoras sobre os processos de disseminação, incluindo dicas sobre como envolver os utilizadores mais velhos em notícias e materiais de divulgação.

O projecto “Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing” pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e optimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas a sua área de residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação activa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

O projecto Pharaon é financiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020.