Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra participa em reunião sobre projecto para cuidar dos mais velhos

20 de Maio 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra participa em reunião sobre projecto para cuidar dos mais velhos

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Sofia Ortet do Departamento de Inovação participou, no passado dia 14 de Maio, na 1ª reunião do Conselho Consultivo do projecto VALUECARE.

Esta reunião online foi moderada por Mona Khalid (presidente do referido Conselho) e contou com a presença dos demais setes membros do referido Conselho – Xinye Fang, Charlotte Haggren, Ester Sarquella, Michael Rigby, Yuping Mao, Elena Curtopassi, Viktor Persic – bem como de diversos parceiros do consórcio VALUECARE, que reúne 17 parceiros europeus, oriundos de oito países.

Este encontro focou-se na discussão e planeamento das funções e tarefas específicas deste Conselho Consultivo, considerando o enquadramento, os objectivos e o novo cronograma do projeto VALUECARE, actualizado após a sua extensão por 6 meses, devida à pandemia da covid-19.

A solução digital VALUECARE dirigida ao apoio ao cuidado integrado de pessoas mais velhas, nas áreas social e da saúde, tanto nos serviços públicos, como nos serviços privados e assente numa metodologia de cocriação, será testada em 2022, através de sete pilotos de larga escala na Europa: Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda.

A Cáritas Diocesana de Coimbra será responsável pela implementação do piloto de larga escala em Portugal, dedicado ao risco de isolamento social das pessoas mais velhas nas suas casas, agravado pelas contingências da pandemia covid-19. Este piloto pretende envolver mais de 200 participantes, no âmbito geográfico da Diocese de Coimbra, visando, essencialmente onsolidar o ecossistema local e comunitário de atores em torno destes idosos; assegurar que nenhum idoso é negligenciado quanto ao apoio nas áreas social e da saúde e explorar o potencial da tecnologia VALUECARE na melhoria da comunicação entre cuidadores formais e informais de adultos mais velhos (nos sectores social e da saúde).