Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra marca presença em Summit “Covid-19, o desafio do mundo moderno”

28 de Março 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra marca presença em Summit “Covid-19, o desafio do mundo moderno”

A Cáritas de Coimbra vai ter uma intervenção sobre “Cuidar com inovação e proximidade” no âmbito do Summit intitulado de “Covid-19, O desafio do mundo moderno”.

Esta é uma iniciativa da LA Mask que, num ano de desafios, mudanças e oportunidades, organiza um Summit inteiramente digital e de participação gratuita destinado à população em geral.

A apresentação da Cáritas de Coimbra ocorrerá no próximo dia 30 de Março pelas 21h00..

Este evento digital irá acontecer de 29 de Março a 4 de Abril, contando com a presença de 21 oradores das mais variadas áreas (saúde, social, espiritual e economia) distribuídos por 7 dias. O programa do evento já está disponível e as inscrições já se encontram abertas ao público em geral através do link: https://locationavailablemail.clickfunnels.com/summit-covid19.

A Cáritas de Coimbra, representada por Cristina Melo e Flávia Rodrigues, irá abordar, numa conversa informal, o que fez durante a pandemia para “Cuidar com inovação e proximidade”.

Cristina Melo irá trazer a sua experiência, enquanto directora técnica do Centro Comunitário de Inserção e vai falar sobre as iniciativas que decorreram neste equipamento para colmatar as necessidades mais emergentes de famílias que recorreram à Cáritas de Coimbra durante a pandemia.

Também a Biblioteca Comunitária será abordada na conversa, uma iniciativa que permite levar a cultura, a leitura e a informação a toda a população.

Flávia Rodrigues, colaboradora do departamento de inovação, irá mostrar de que forma alguns projectos, que estão neste momento a ser implementados na Cáritas de Coimbra, ajudaram a combater o isolamento e ajudaram os utentes a manterem-se informados e a socializar. São os casos dos projetos Triplo D e DAPAS. O Triplo D é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A iniciativa “Covid-19, O desafio do mundo moderno” surge num momento decisivo do contexto pandémico e concretiza a responsabilidade social acrescida que desde a sua origem acompanha a LA Mask.

Para os membros fundadores da LA Mask este é o momento de enaltecer o dever ético e moral de sensibilizar, informar e capacitar de forma responsável o cidadão comum para a problemática que hoje se vive e com a qual durante algum tempo a população irá ainda conviver.