Coimbra  21 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra instala sistema para combater o isolamento na Casa de S.José

8 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra instala sistema para combater o isolamento na Casa de S.José

A Cáritas de Coimbra instalou três DAPAS – Deploying AAL Packages at Scale, na Estrutura Residencial para Idosos – Casa S. José, em funcionamento em Coimbra.

A família e amigos dos participantes, através da instalação da aplicação DAPAS nos seus ‘smartphone’s, poderão contactá-los mais facilmente através de mensagens de texto ou chamadas de vídeo, combatendo assim a distância e isolamento originados pela pandemia da covid-19.

Este sistema consiste numa solução inovadora assente nas necessidades das pessoas mais velhas e pretende melhorar a sua qualidade de vida, através de ferramentas de comunicação, jogos sérios, agenda de compromissos e toma de medicamentos.

O projecto é direccionado para pessoas com mais de 65 anos e, pela impossibilidade do contacto directo com utentes, foi entregue às colaboradoras do equipamento com normas extraordinárias de segurança e higiene.

Na passada sexta-feira (04), as investigadoras do DAPAS entregaram três tablets com o sistema e deram formação sobre a sua utilização a colaboradoras da Casa S. José, que durante esta semana poderão apoiar os utentes da Casa nesse sentido.

O DAPAS é co-financiado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.