Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra falou em videoconferência sobre a nova geração de idosos

29 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra falou em videoconferência sobre a nova geração de idosos

A primeira videoconferência do Unicare Summit – “Telemedicina: um novo cuidar na saúde mental do idoso”, realizou-se no dia 23 de Setembro e contou com a participação da Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Carina Dantas, directora de Inovação.

“A nova geração de idosos, estamos preparados?” foi o tema lançado pela Cáritas de Coimbra, num seminário cujos temas centrais se focam nos desafios do envelhecimento, a saúde no mundo digital, envelhecer com saúde e a ética e deontologia no exercício da telepsiquiatria e da telepsicologia.

A directora de Inovação começou por fazer uma referência às necessidades dos cidadãos mais velhos de gerações anteriores, muito diferentes das reais necessidades dos idosos actuais, reforçando a capacidade que as organizações têm de prestar diferentes tipos de cuidados e incutir inovação nos cuidados e nas respostas sociais da actualidade, mesmo com as limitações existentes no terceiro sector.

A Cáritas de Coimbra tem nos últimos anos investido em vários projectos, sendo que alguns são já dirigidos para pessoas que estão ainda a trabalhar como o caso do “Smartwork”, outros para tentar soluções inovadoras como por exemplo a robótica, ou outras apenas relacionadas com a tentativa de aproximar os utentes às suas famílias através de tecnologias que lhes permitam por exemplo fazer videochamadas, ter acesso a formas de estimulação cognitiva, jogos ou notícias.

Carina Dantas enumerou um conjunto de actividades, simples, que melhoram de alguma forma os serviços prestados e que potenciam a participação social dos cidadãos mais velhos, melhorando a forma como as pessoas previnem o envelhecimento e mesmo alguns tipos de patologias.

Outra questão abordada pela directora de Inovação foi a importância do trabalho colaborativo, referindo as duas iniciativas da Cáritas de Coimbra: a rede temática SHAFE e a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis. Têm ambas como horizonte encontrar uma ligação entre a área da saúde, a área social, os ambientes (infraestruturas, habitações ou espaços físicos urbanos ou não) e também as tecnologias.

Carina Dantas referiu, ainda, quais são as oportunidades e desafios no acompanhamento a esta nova geração de idosos. “O digital é sem dúvida uma oportunidade”, sendo esta afirmação reforçada ainda mais pela situação vivida pela pandemia. A directora de Inovação referiu a necessidade de “criar pontes” entre as várias áreas e terminou a sua intervenção lançando o repto de repensar o investimento dos próximos anos, a curto e a médio prazo, aproveitando o momento proporcionado pela pandemia para fazer uma nova avaliação ao sector social e da saúde para que estes tenham maior utilidade e sejam mais adaptados a esta nova geração de idosos.

As intervenções na videoconferência do Seminário Unicare estão disponíveis em https://www.facebook.com/unicare.telemedicina/videos/463924404567402.