Coimbra  4 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra dá voz aos cidadãos do Ingote e Bairro da Rosa

15 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra dá voz aos cidadãos do Ingote e Bairro da Rosa

Em Outubro de 2020, o Triplo D, projecto da Cáritas Diocesana de Coimbra, deu início às sessões virtuais com o grupo de discussão comunitária “CI Planalto”, inserido na actividade Cidadãos (Inter)geracionais, constituído por utentes do Centro Social S. Pedro, situado no Bairro do Ingote e por crianças e jovens do CATL/CAJ do Centro Comunitário de S. José, no Bairro da Rosa.

O nome do grupo foi sugerido pelos participantes, tendo em conta a designação da zona onde habitam, o Planalto do Ingote e do Bairro da Rosa, que se situam na cidade de Coimbra. O grande objectivo desta iniciativa será transformar os grupos em protagonistas do processo de activação e participação, através da realização de sessões de discussão comunitárias periódicas. Dadas as condições de distanciamento social devido à covid-19, o grupo “CI Planalto” tem reunido de forma virtual.

A iniciativa “Cidadãos (Inter)geracionais consiste na realização de sessões de discussão abertas ao público e na criação de grupos de trabalho locais, com jovens, adultos e adultos mais velhos. Entre outros, a acção pretende discutir sobre temas correntes em debate na política portuguesa e europeia e dar voz a todos os cidadãos, sobre as suas necessidades, a nível individual e colectivo e contribuir para tomadas de posições conjuntas, que posteriormente serão enviadas aos decisores políticos.

A realização das várias iniciativas cívicas do Triplo D pretendem ser um mecanismo privilegiado de exercício de participação do cidadão na vida pública.

Este é um projecto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.