Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra assinala Dia da Mulher com tertúlia “Vozes no Feminino”

10 de Março 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra assinala Dia da Mulher com tertúlia “Vozes no Feminino”

No dia 08 de Março, o projecto Triplo D, da Cáritas Diocesana de Coimbra, celebrou o Dia Internacional da Mulher, através da tertúlia “Vozes no Feminino”.

Este evento online, que contou a participação de cerca de 30 pessoas, ficou marcado pelas partilhas e troca de experiências e ideias, numa conversa informal, que tentou recriar o ambiente característico das tertúlias.

O objectivo foi dar voz a mulheres inspiradoras que, no decurso da sua experiência profissional e pessoal, se têm destacado pelo seu envolvimento em áreas da inovação e empreendedorismo e em processos de liderança e decisão.

Ana Rita Brito, da Akto – Direitos Humanos e Democracia, Lurdes Marques e Rosário Lopes, ambas da Cáritas Diocesana de Coimbra, foram as convidadas desta primeira tertúlia.

A conversa contou com a partilha de vários testemunhos, tendo sido várias as experiências, momentos e reflexões, desde os desafios para alcançar uma sociedade com igualdade de oportunidade e acesso aos direitos para todos e todas até aos desafios que a pandemia da covid-19 tem trazido à igualdade de género.

“A sociedade é constituída por mulheres e por homens, compete a cada um lutar para que os direitos sejam usufruídos por todos e todas, promovendo a igualdade de direitos entre mulheres e homens, deixando de haver distinções na humanidade”, foi uma das mensagens partilhadas, assim como “dar voz aos direitos das mulheres é dar voz aos direitos humanos”.

O Triplo D é um projecto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.