Coimbra  16 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cardiologista de intervenção de Coimbra ensina na Ásia

15 de Novembro 2019

Marco Costa, cardiologista de intervenção no Hospital da Luz de Coimbra, esteve em vários países da Ásia como especialista internacional na técnica de encerramento de Apêndice Auricular esquerdo (LAAO) guiada por Ecografia intracardíaca (Intra Cardiac Ecocardiography – ICE).

Para realizar esta técnica, o cardiologista esteve em cinco hospitais, em Singapura, Tailândia e na Malásia, onde, conta, “teve a oportunidade de ajudar vários colegas a iniciar a sua experiência nesta técnica mais diferenciada de Intervenção estrutural”.

Em Kuala Lumpur, na Malásia, três dos cinco doentes intervencionados já tinham tentado anteriormente com outro dispositivo e com outra técnica de implante, mas sem sucesso.

“Este é um procedimento de grande complexidade, onde é fundamental a experiência prévia dos operadores, para aumentar a taxa de sucesso e evitar as complicações que podem ser fatais para o doente” explica o cardiologista.

Marco Costa é proctor (especialista numa técnica específica de Cardiologia de Intervenção) em várias técnicas e tem feito a formação de vários especialistas europeus, quer em cursos práticos internacionais, quer localmente em vários centros europeus, na Austrália e agora na Ásia.

Marco Costa realiza também estas intervenções estruturais guiadas por ecografia intracardíaca no Hospital da Luz de Coimbra, que tem feito importantes investimentos na área da intervenção cardiovascular.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com