Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Capital Europeia da Cultura: Movimento leva moção à AM de Coimbra

23 de Junho 2017 Jornal Campeão: Capital Europeia da Cultura: Movimento leva moção à AM de Coimbra

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) quer que a Assembleia Municipal (AM) se vincule, hoje, à “intenção de apresentação” de uma cadidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Nesse sentido, os representantes do movimento na AM subscrevem uma proposta para ser constituída, no último trimestre de 2017, uma comissão composta por autarcas e por outras “pessoas qualificadas”.

A pretensão é que, “com o devido tempo”, haja “um projecto mobilizador para uma candidatura vencedora, à semelhança do que sucedeu, em 2013, com o reconhecimento pela UNESCO do património de Coimbra”.

Jaime Ramos (PSD) disse, esta semana, que, se vier a presidir à Câmara de Coimbra, caberá a Cristina Robalo Cordeiro a liderança do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Segundo a coligação “Mais Coimbra”, a sobredita candidatura terá de ser “indispensavelmente forte, construída por uma equipa alargada, com a participação de personalidades de diferentes formações académicas e sensibilidades culturais e ideológicas”.

A União Europeia considera desejável que um evento daquela dimensão proporcione “uma estratégia de desenvolvimento cultural sustentável”.