Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede vai ter Conselho Municipal de Desporto

25 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Cantanhede vai ter Conselho Municipal de Desporto

A Câmara de Cantanhede aprovou a criação do Conselho Municipal do Desporto, órgão consultivo que se constitua como “um fórum de debate e de diálogo sobre as orientações da política desportiva do município”.

A proposta, que foi levada à última reunião de autarquia, destaca a importância de “unir todos os agentes desportivos”, para que “se sintam chamados a participar no debate de ideias, a partilhar oportunidades e soluções e a colaborar na preservação dos recursos no âmbito do desporto”.

Subjacente à criação deste órgão consultivo está a necessidade de envolver os agentes desta área no desenvolvimento do desporto e da actividade física do concelho de Cantanhede, dar visibilidade aos problemas e necessidades que os afectam, mas também acompanhar a evolução da política desportiva municipal e contribuir para a definição de Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

No fundo, pretende-se uma estrutura de participação aberta a todos os envolvidos no desenvolvimento das actividades físico-desportivas, que intervenha na avaliação dos resultados, dificuldades e obstáculos da acção desenvolvida neste sector pelo Município. “Grande parte da população pratica desporto diariamente, quer seja nas associações desportivas, clubes, ginásios, instalações desportivas municipais ou simplesmente nas ruas e nos parques, o que é revelador da importância do desporto e da actividade física no nosso município. Este novo órgão pretende promover o debate participado, concorrendo para o desenvolvimento sustentado e para a implementação de políticas desportivas de acordo com a vontade, os meios, a racionalidade de aplicação dos recursos e o empenho, quer dos agentes desportivos concelhios, quer dos responsáveis municipais”, justifica o vereador Adérito Machado.

No concelho de Cantanhede existem actualmente cerca de 3.000 atletas, 1.800 dos quais federados, que representam 30 associações desportivas/clubes.

Recorde-se que em 2021, a Câmara Municipal de Cantanhede destinou às associações desportivas do concelho uma verba de 120 mil euros, para apoiar a sua actividade ao nível das despesas correntes. A este montante acresceram 20 mil euros, para apoiar financeiramente as que cumpriram os critérios do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, no âmbito Prémios de Mérito Desportivo, criado para reconhecer as colectividades que obtiveram, a nível individual ou colectivo, resultados de particular relevância nacional e/ou internacional.