Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede vai ser a “capital” do ciclismo feminino com 140 atletas em competição

13 de Março 2022 Jornal Campeão: Cantanhede vai ser a “capital” do ciclismo feminino com 140 atletas em competição

Cantanhede vai ser a “capital” nacional do ciclismo feminino amanhã (13), com a realização da 1.ª Taça de Portugal Feminina, prova na qual estão inscritas 140 ciclistas. Com coorganização da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a prova decorre a partir das 9h30 e conta com a presença de 26 equipas, uma delas espanhola.

A jornada desportiva prossegue da parte da tarde (15h00), com a realização da 4.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede, no escalão de cadetes, estando garantida a presença de 125 jovens atletas em representação de 21 equipas – uma delas também oriunda de Espanha.

Para a presidente da Câmara Municipal, as duas provas vão proporcionar um “domingo diferente” a Cantanhede, uma vez que trazem ao concelho cerca de 400 pessoas, entre atletas, treinadores e staff de apoio. “Mas vai ser ainda mais especial porque temos a honra de ter a 1.ª Taça de Portugal Feminina e a 4ª. Volta ao Concelho de Cantanhede”, reforçou. Helena Teodósio não escondeu a “satisfação pessoal” por Cantanhede ser palco de uma prova feminina, “não por entender que homens e mulheres têm obrigatoriamente de ser iguais em opções, gostos e preferências, mas porque entendo que quando há competência, profissionalismo e determinação não pode haver barreiras”. A autarca destacou, por outro lado, o “gosto especial” que os cantanhedenses sempre nutriram pelo ciclismo, muito por força da intensa atividade desenvolvida a partir de década de 80 por diversos clubes e associações do concelho.

A terminar, deixou o agradecimento a todas as entidades envolvidas “pela resistência que têm mantido nestes tempos difíceis, lutando e incentivando para que a modalidade cresça e se afirme cada vez mais. O Município de Cantanhede quer continuar a ter parceiros com a vossa qualidade”.

Para Arménio Alves, presidente da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a 1.ª Taça de Portugal Feminina “já é histórica” pelo número de atletas presentes e promete ser uma competição “digna de uma clássica de Elite” pelo trajecto definido, com um pequeno troço de terra batida que “está na moda, como se tem visto nas provas internacionais de ciclismo, e vai dar um ambiente mais espectacular”.

A 1.ª Taça de Portugal Feminina conta com a presença de atletas de vários escalões: as de elite e sub-23 vão percorrer 83 km, com três passagens num troço de “sterrato” (terra batida) com 800 metros de extensão; já as juniores e masters 30 e 40 cumprem um traçado de 64,5 km, e as cadetes e masters 50 percorrem 46 km.

Já a 4.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede tem uma extensão de 79 km, com início em Sepins e a meta em Cantanhede.