Coimbra  25 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede vai saborear a chanfana e a lampantana

14 de Março 2019

A 1.ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana vai realizar-se em Cantanhede, no largo da antiga estação de comboios, a 23 e 24 de Março, numa organização da Associação Orfeão Vox Caeli.

A chanfana é um dos mais nobres pratos da região Centro, onde se insere o concelho de Cantanhede, ocupando um lugar de destaque no receituário da cozinha tradicional pelo sabor e aroma de excelência. Já a lampantana, actualmente, só é conhecida pelos mais antigos, pelo que a mostra será uma oportunidade para ampliar a cultura gastronómica.

O cardápio deste festival contempla, ainda, a sopa à camponesa, a chouriça vinho d’alhos, morcelas e farinheiras, batatas fardadas, broa de milho e sobremesas típicas como a aletria, as papas de abóbora e as papas de carolo.

Com abertura, pelas 19h00, de sábado (dia 23), a animação contempla os Caretos da Lagoa de Mira, Iara Marques e o Grupo Reviver. No domingo (dia 24) as portas serão abertas pelas 12h00, prolongando-se a festa com os Gaiteiros Copofonia, o Grupo de Música Tradicional Cantares da Vila de Pereira e o Grupo de Música e Cantares A Alegria do Zamjujeiro, do concelho de Montemor-o-Velho.

Um dos pontos altos do certame será a realização de uma feira à moda antiga no recinto da festa, durante a tarde de domingo.

A iniciativa tem como parceiros, para a concretização do evento, o Município de Cantanhede, a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e a Fundação Inatel.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com