Coimbra  27 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

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Cantanhede: Último troço da rede ciclável urbana está em construção

29 de Janeiro 2020

A Câmara de Cantanhede anunciou, hoje, que foi retomada a construção da rede ciclável urbana, no troço entre a Rua dos Bombeiros Voluntários e a zona escolar.

“O traçado tem continuidade em alguns dos percursos do Parque Verde de S. Mateus já dimensionados para o efeito, estendendo-se ao longo da envolvente do Parque Municipal de Ténis e das Piscinas Municipais, local onde se reparte em dois trajectos, um que termina na proximidade da Rotunda dos Lions, outro que irá prolongar-se até ao Tribunal junto ao designado Caminho das Oliveiras”, refere o Município.

Segundo a autarquia, “para concluir a execução do pavimento, falta apenas aplicar tapete num pequeno troço da Rua João de Ruão, nas imediações da Zona Industrial, seguindo-se depois os trabalhos de pintura e a colocação de sinalética vertical e horizontal, para que a empreitada seja encerrada”.

Adjudicada pela Câmara Municipal por 460 058 euros, a Rede Ciclável Urbana de Cantanhede tem uma extensão de 7,5 Km, tendo sido concebida para gerar fluxos de mobilidade em bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para áreas que registam maior afluência diária de residentes, designadamente através das ligações à zona da Escola Secundária Lima de Faria, EB 2,3 Marquês de Marialva e Centro Escolar, bem como a vários locais do forte polo empregador centrado na zona industrial e Biocant Park.

Trata-se de um investimento estruturante inscrito no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, no âmbito do qual conta com uma comparticipação comunitária de 85 por cento dos custos elegíveis, nos termos da candidatura aprovada para o efeito pelo Portugal 2020. O projecto contempla, numa fase posterior, mais cerca de cinco quilómetros de ciclovia, perspectivando-se ainda, a médio prazo, a possibilidade de a estender a outros lugares.

“O objectivo é preparar Cantanhede para os desafios da mobilidade sustentável, criando condições para generalizar o uso da bicicleta, promovendo por essa via a substituição do automóvel nos movimentos pendulares dos residentes, até porque a cidade se caracteriza por uma orografia bastante plana, o que a torna especialmente convidativa para o uso de velocípedes”, refere a Câmara.

O trajecto foi concebido para servir áreas residenciais, de modo a proporcionar ao maior número possível de pessoas para a utilização da bicicleta nas deslocações diárias entre casa e trabalho ou entre casa e escola, havendo também alguns troços propícios para passeios de recreio activo.

No geral, o perfil transversal é de 2,5 metros de largura, contíguo ao passeio, acautelando boas condições de convivência em segurança entre ciclistas e peões. Em alguns locais pontuais foi necessário adoptar um perfil transversal diferente, nomeadamente quando o terreno não permitiu a implementação da ciclovia e do passeio de forma individualizada, tendo-se optado neste caso por um perfil de três metros de largura, com passeio partilhado nos dois sentidos definidos para os ciclistas.

 

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