Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede renova parque de tractores agrícolas com 850 mil euros

12 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Cantanhede renova parque de tractores agrícolas com 850 mil euros

O salão nobre dos Paços do Concelho foi palco da sessão simbólica de contratualização do apoio no âmbito do aviso do concurso relativo a “Pequenos investimentos na exploração agrícola – Renovação do Parque de Tractores Agrícolas” lançado pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Entre os 90 projectos aprovados no âmbito deste aviso, em seis concelhos que constituem o território de intervenção da AD ELO, Cantanhede garantiu um terço dos apoios – 30 -, que se traduz num investimento total na ordem dos 850 mil euros, com um apoio de 428 mil euros às candidaturas apresentadas pelos 30 empresários agrícolas do concelho.

Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, realçou a oportunidade de renovação do parque de tractores existente no concelho que este aviso confere, facto que “contribui de forma positiva para o processo de modernização e capacitação das empresas do sector agrícola”, com uma aposta em equipamentos mais eficientes em termos energéticos e com maior nível de segurança. “Da parte da Câmara Municipal, mantemos o empenho em contribuir para o reforço da competitividade da agricultura, sector onde as exigências são cada vez maiores”, garantiu, enfatizando a importância da criação de “mecanismos que propiciem o reforço da competitividade das explorações agrícolas para os produtores poderem enfrentar uma lógica de mercado que lhes tem sido muito adversa”.

A autarca elogiou ainda a AD ELO pela “importância da sua acção enquanto entidade gestora de programas comunitários, acção essa que muito tem contribuído para o desenvolvimento da região, mais especificamente dos municípios que a integram”.

“Na actual conjuntura que o país atravessa, as oportunidades de financiamento comunitário que vão surgindo têm que ser muito bem aproveitadas e nós temos fundadas razões para acreditar que a AD ELO vai continuar a criar condições para que os agentes económicos e sociais tirem o melhor partido dessas oportunidades”, concluiu.

No âmbito deste aviso, foram aprovados 90 projectos nos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, que totalizam 2,84 milhões de euros de investimento e 1,42 milhões de euros de apoio.