Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede recebe espectáculo “O Caldo – Contar de Ouvido”

7 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Cantanhede recebe espectáculo “O Caldo – Contar de Ouvido”

A Praça Marquês de Marialva, junto ao edifício dos Paços do Município de Cantanhede, recebe, amanhã e sábado (8 e 9), a partir das 21h45, o espectáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”.

De acordo com a Câmara Municipal, a apresentação, com direcção artística de André Varandas, “é um desfile de estórias em que se retractam homens e mulheres ‘comuns’, ‘banais’, que forneceram e continuam a fornecer aos grandes homens o pretexto e a oportunidade para o serem”.

O espectáculo irá retractar as tradições, os usos e costumes dos territórios envolvidos na programação cultural em rede “Tradição da Serra ao Mar” e, ainda, a relação entre o sagrado e o profano. A apresentação vai integrar, segundo a autarquia de Cantanhede, mais de 100 pessoas, entre actores, cantores, figurantes e músicos.

Várias associações do concelho juntaram-se a este projecto, como Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã, Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Grupo Típico de Ançã, Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, Pequenas Vozes de Febres, Academia de Música de Ançã, Associação Musical da Pocariça e Associação do Grupo Musical das Franciscas.

A entrada no evento é gratuita, sendo necessário reservar bilhete através do 231 429 813 ou do email dc@cm-cantanhede.pt; nas instalações da antiga Escola Conde Ferreira, em Cantanhede, das 09h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira; ou no site https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/101147-caldo_contar_de_ouvido-praca_marques_de_marialva/.

De referir que o projecto “Tradição da Serra ao Mar” é um Programa Cultural em Rede entre os municípios de Cantanhede, Oliveira do Hospital e Mortágua e visa projectar a imagem dos territórios dos três municípios envolvidos, através da realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais identitários.