Coimbra  15 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede promoveu reabilitação da “Rolha de Espumante” em Cordinhã

1 de Maio 2021 Jornal Campeão: Cantanhede promoveu reabilitação da “Rolha de Espumante” em Cordinhã

A Câmara Municipal de Cantanhede procedeu ao restaurou do pórtico da Bairrada, instalado na rotunda do Rigueiro, na freguesia de Cordinhã.

Trata-se de um elemento escultórico em forma de rolha de espumante que simboliza o facto de o concelho de Cantanhede se situar no coração desta região demarcada.

A escultura, que foi inaugurada em Novembro de 2012, no âmbito de uma campanha de promoção e dinamização da Associação Rota da Bairrada, “apresentava algumas marcas do tempo levando a autarquia a proceder a uma intervenção que visou a sua recuperação”, disse o Município.

Recorde-se que pórticos da Bairrada em forma de rolha de espumante e os outdoors com o slogan “Unlimited Colours of Bairrada” visam identificar as principais entradas do território desta região e despertar a curiosidade dos que a visitam ou se deslocam aos oito concelhos que a integram – Águeda, Anadia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos.

Este símbolo identificativo “deve-se à evocação da epopeia bairradina da criação do primeiro espumante em Portugal em finais do seculo XIX. Trata-se de uma rolha cuja monumentalidade estética e plástica resgata o papel fulcral de todos os produtores-engarrafadores, caves e Municípios da Região na divulgação, promoção e valorização de um dos principais ex-libris vínicos de Portugal – o espumante Bairrada”.