Coimbra  9 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede promoveu caminhada na Rota do Calcário

20 de Julho 2021 Jornal Campeão: Cantanhede promoveu caminhada na Rota do Calcário

Mais de 60 pessoas participaram numa caminhada na Rota do Calcário, em Ançã, concelho de Cantanhede, que decorreu na manhã de domingo, 18 de Julho.

A iniciativa inseriu-se no programa desportivo que a Câmara Municipal tem delineado para o presente mês, sendo que esta actividade pedestre “teve o intuito de fomentar a prática desportiva, assegurando o desenvolvimento de actividades físicas e recreativas e abrangendo todos os grupos etários e sociais existentes em Cantanhede”, disse a autarquia.

De forma a dar cumprimento às normas emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), designadamente ao distanciamento entre participantes e cumprimento rigoroso da etiqueta respiratória, foram criados dois grupos, um de corrida e outro de caminhada, com partidas desfasadas, tendo sido aconselhado o uso de máscara de protecção individual nas possíveis partes do percurso com maior concentração de participantes, como na partida e na chegada.

Segundo o Município, a actividade decorreu conforme o planeado, tendo a rota permitido aos participantes a observação directa das pedreiras, a fim de se perceber como a pedra era extraída, assim como a passagem pelos antigos fornos de cal e outros importantes pontos identitários na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede.

A autarquia enaltece a Junta de Freguesia de Ançã e ao seu Executivo pelo seu envolvimento nesta iniciativa, presenteando todos os participantes com degustação do tradicional Bolo de Ançã e seu delicioso “Ançã D’Honra”.

Recorde-se que o percurso Rota do Calcário surgiu no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Junta de Freguesia de Ançã e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, em cujos territórios se estende o trajecto de 9,7 km.

O projecto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma acção de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), tendo em vista a “Valorização dos Corredores de Património Natural da Região de Coimbra”, neste caso tendo como referência o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/ Outil.

A criação da Rota do Calcário teve origem num trabalho realizado pelo professor João Lucas, no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, trabalho esse que foi aproveitado na concepção do projecto entretanto homologado como um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região.