Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede promove mais um fim-de-semana de iniciativas musicais

26 de Março 2021 Jornal Campeão: Cantanhede promove mais um fim-de-semana de iniciativas musicais

O Ciclo de Concerto “30 Minutos de Música” vai regressar, este fim-de-semana (26 e 27), com as actuações dos grupos “Xamaril – Music Folk” e “Palco a 4”, que serão transmitidas no Facebook da Câmara Municipal de Cantanhede.

O quinto fim-de-semana de iniciativas musicais começa já hoje (26), a partir das 21h30, com a actuação do grupo “Xamaril – Music Folk”, constituído por cinco jovens instrumentistas do concelho – Nuno Nunes, Leandro Loureiro, Eduardo Pereira, João Toscano e Luís de Jesus.

O grupo foi criado em 2015 e apresenta um reportório “direccionado para músicas portuguesas e do mundo, misturando energeticamente melodias antigas e ritmos contemporâneos”, disse a Câmara Municipal de Cantanhede.

Segundo a autarquia, “Xamaril significa chamar, atrair os demais para a festa, algo que este grupo evoca com as suas sonoridades conduzidas pela gaita de fole, alaúde, timbalão, bombo, darbuka, krakebs e outras percussões”

Já no sábado (27), também a partir das 21h30, será transmitida a actuação do grupo de teatro “Palco a 4”, que irá apresentar a revista “Viagem Encantada”, um espectáculo concebido por Ana Oliveira, professora de canto, no âmbito da sua tese de mestrado em Ensino da Música, que conta com a presença três alunos da docente.

“Trata-se da encenação de uma viagem, que transporta os mais pequenos até ao universo imaginário dos filmes de animação, levando o restante público a reflectir sobre várias questões sérias e de interesse geral. Recria e problematiza situações da sociedade actual, alertando para temas relacionadas o abuso de poder, a amizade, a tolerância, o amor, a aceitação da diferença ou a superação das dificuldades”, disse a autarquia.

Desta forma pretende-se assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março.

Recorde-se que o ciclo de concertos “30 Minutos de Música” é uma iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede para apoiar os músicos e grupos locais a fazerem face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela covid-19. Esta será também uma oportunidade para reafirmar a qualidade artística e a expressão musical ecléctica que existe no concelho.