Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede promove mais um fim-de-semana com iniciativas musicais

8 de Abril 2021 Jornal Campeão: Cantanhede promove mais um fim-de-semana com iniciativas musicais

O ciclo de concertos “30 Minutos de Música” vai regressar, este fim-de-semana, com as actuações de “Ensemble Pur Ti Miro” e a “Banda Morfina”, que serão transmitidas na página de Facebook do Município de Cantanhede.

A sétima jornada desta iniciativa vai começar, na sexta-feira (09), às 21h30, com o grupo “Ensemble Pur Ti Miro”, que irá interpretar um reportório de música italiana do século XVII, especialmente temas de Claudio Monteverdi e Girolamo Frescobaldi.

“Fundado em 2018 por Ana Vieira Leite (soprano), Gabriel Neves dos Santos (tenor) e Hugo Sanches (tiorbista e guitarrista), este projecto musical “tem como principal objectivo proporcionar ao público uma viagem pela história da música, através da simplicidade da voz cantada acompanhada pela tiorba, um instrumento antigo de difícil acesso ao público em geral”, disse a autarquia de Cantanhede.

Um dos temas do espectáculo será “Ai Camaradita”, escrito no século XVI, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e considerado “um verdadeiro tesouro do distrito, que será ouvido pela primeira vez em mais de 400 anos, fruto do trabalho desenvolvido pelo ‘Ensemble Pur Ti Miro’”.

Já no sábado (10), também pelas 21h30, será a “Banda Morfina” a apresentar-se. Constituída por quatro jovens, maioritariamente do concelho de Cantanhede – José Castelhano, Rui Assunção, Hugo Fonseca e António Assunção –, a banda interpreta ‘covers’ de temas marcantes do Rock/Hard Rock dos anos 80 do panorama nacional e internacional – Depeche Mode; Heróis do Mar; Ornatos Violeta; Muse; Pearl Jam; entre outros.

O grupo surgiu em 2016, na sequência de um antigo projecto de bares, a Banda Rota do Binho, que durou vários anos, e no seu currículo constam actuações um pouco por todo o país, tanto em bares como em concentrações motards e outros eventos, como a Expofacic.

Recorde-se que o ciclo de concertos “30 Minutos de Música” é uma iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede para apoiar os músicos e grupos locais a fazerem face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela covid-19. Esta será também uma oportunidade para reafirmar a qualidade artística e a expressão musical ecléctica que existe no concelho.