Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede mantém cemitério aberto com reforço de medidas preventivas

26 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Cantanhede mantém cemitério aberto com reforço de medidas preventivas

Com a aproximação do Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados, durante os quais se prevê uma maior afluência de pessoas ao cemitério municipal, o Município de Cantanhede adoptou um conjunto de medidas preventivas, tendo como prioridade o controlo da pandemia.

Neste sentido, a autarquia vai manter o cemitério aberto de quarta (28) a segunda-feira (01 de Novembro), entre as 08h00 e as 17h00, sendo obrigatório o uso permanente de máscara em todo o espaço, assim como a desinfecção obrigatória das mãos à entrada e saída.

De forma a assegurar o cumprimento destas medidas, a Câmara de Cantanhede vai controlar as entradas e saídas, disponibilizar álcool gel em todo o cemitério e delimitar as zonas de circulação.

Vão ser destacados funcionários para garantir a segurança de todos os cidadãos, para que seja cumprido o distanciamento social, a etiqueta respiratória e os ajuntamentos.

Estão, ainda, proibidas as partilhas de equipamentos e materiais de limpeza, devendo cada interessado levar o material de que necessita, não sendo autorizada a sua guarda no interior do cemitério.

 

Conjunto de medidas definidas pelo Município para acesso ao cemitério municipal:

 

– Não é autorizada a realização de qualquer celebração religiosa (missas e procissões), excepto funerais;

– Deverá ser dado cumprimento às regras de etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara;

– Deverá ser cumprido o distanciamento social, em todas as situações, de dois metros entre pessoas, excepto se forem coabitantes;

– Desinfecção das mãos à entrada e saída do cemitério;

– Lotação máxima de 412 pessoas no interior do cemitério;

– Os cidadãos devem permanecer no cemitério pelo tempo estritamente necessário, não devendo ultrapassar os 30 minutos;

– Permanência de 2 pessoas, no máximo, por cada campa/jazigo (exceto coabitantes);

– Devem ser acatadas as indicações efectuadas por colaboradores em serviço;

– Não é permitida a partilha de equipamentos e materiais de limpeza, devendo cada interessado levar o material de que necessita, não sendo autorizada a sua guarda no interior do cemitério;

– Os resíduos devem ser transportados para os contentores existentes, em recipientes ou saco fechado, devendo cada utilizador proceder à lavagem correcta das mãos, desinfectando-as de seguida, após a sua manipulação;

– Não serão autorizados aglomerados locais com mais de 5 pessoas;

– Será colocada sinalização em todo o equipamento e afixação das regras nos acessos, com indicação dos circuitos diferenciados de entrada, circulação interna e saída do cemitério;

– Serão disponibilizados contentores urbanos suficientes para a quantidade de resíduos a depositar;

– As instalações sanitárias deverão permanecer encerradas;

– Os habituais locais, nesta época, de venda de flores e velas nas imediações do cemitério, deverão ser devidamente demarcados pelos serviços camarários e garantidos os afastamentos necessários.