Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede Ladies Open arranca com vitórias nacionais

3 de Julho 2023 Jornal Campeão: Cantanhede Ladies Open arranca com vitórias nacionais

@Sara Lança

Elizabet Hamaliy, Sara Lança e Maria Garcia arrancaram da melhor forma o Cantanhede Ladies Open e garantiram as primeiras vitórias do contingente nacional na 12.ª edição do ITF de 25.000 dólares que o Clube Escola de Ténis de Cantanhede organiza, entre os dias 2 e 9 de Julho, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Federação Portuguesa de Ténis.

@Maria Garcia

 A grande história da jornada teve a assinatura de Elizabet Hamaliy. A competir pela sexta vez no circuito internacional após 15 meses a lutar contra lesões na canela e num joelho (e, por isso, sem ranking atual WTA), a jovem de 22 anos, a viver em Portugal há mais de uma década, bateu a espanhola Olga Parres Azcoitia (1046.ª) por 6-7(1), 6-3 e 10-5.

Antes disso, Sara Lança inaugurou o sucesso luso na prova. Num duelo geracional e 100% nacional da primeira ronda da fase de qualificação, Lança (26 anos e 1060.ª do ranking WTA) teve de puxar dos galões, mas superou Amália Suciu (16 anos e sem pontuação na hierarquia feminina) por 6-7(4), 6-0 e 10-2 e ficou igualmente a uma vitória do quadro principal de uma prova na qual atingiu os oitavos de final há um ano.

Quanto a Maria Garcia carimbou o terceiro e derradeiro êxito português da fase preliminar da competição ao superar Miroslava Medvedeva (russa que treina no Clube Escola de Ténis de Oeiras e que não tem cotação no ranking), num encontro terminado já depois das 21 horas.

A jovem de 16 anos (1342.ª WTA) saiu por cima com os parciais de 7-5 e 6-3 com imensa variedade de pancadas no reportório e, no rescaldo, analisou a sua prestação. “Não foi o meu melhor jogo em termos de nível, mas consegui adaptar-me bem às condições e arranjei formas de vencer. Amanhã há outra oportunidade para melhorar”, apontou.

Esta segunda-feira, Hamaliy, Lança e Garcia têm nas mãos o acesso ao quadro principal, numa jornada que arranca às 11h00 no Clube Escola de Ténis de Cantanhede.