Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede intensifica promoção da plataforma “Da Terra à Mesa”

17 de Março 2021 Jornal Campeão: Cantanhede intensifica promoção da plataforma “Da Terra à Mesa”

A Câmara Municipal de Cantanhede está a intensificar a campanha de divulgação da plataforma de venda online de produtos locais e regionais “Da Terra à Mesa”.

Segundo a autarquia, esta iniciativa “representa uma aposta na dinamização do sector primário da economia, pois assegura um circuito de comércio que exclui a intermediação e que não só faculta a todos os consumidores um acesso rápido a produtos saudáveis e de elevada qualidade, funcionando também como um canal eficaz para o escoamento da produção local em pequena escala”.

A aplicação, criada no âmbito do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA), foi lançada em Maio de 2020 e tem como principal objectivo “promover um conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais e ancestrais de cultivo agrícola, valorizando a diversidade e variedade de produtos produzidos no concelho de Cantanhede”, disse o Executivo.

“O nosso primeiro grande objectivo foi amplamente alcançado, pois conseguimos fazer chegar à mesa de muitas pessoas, residente no concelho ou fora dele, os produtos de indubitável qualidade produzidos em Cantanhede”, afirmou o vereador Adérito Machado, frisando que, “assim, os produtores não têm necessidade de recorrer a intermediários ou às grandes superfícies, o que por si só constitui um benefício para ambas as partes”.

Para o autarca, ver este projecto “replicado por outras autarquias revela bem o sucesso e reconhecimento que esta ‘Da Terra à Mesa’ tem alcançado”. Para além disto, “o facto de haver cada vez mais restaurantes, do concelho e não só, a recorrer a este serviço é outro dos aspectos que demonstra bem o êxito que atingiu”, acrescentou.

O Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor gere e controla a plataforma, garantindo o cumprimento legal de todos os procedimentos, com as acções relacionadas com os produtos fornecidos e as informações prestadas a serem da exclusiva responsabilidade dos produtores.

A plataforma está disponível através da hiperligação https://www.cm-cantanhede.pt/daterraamesa.

O Município do Cantanhede relembra que os produtores interessados em participar neste projecto poderão inscrever-se através do email gmaa@cm-cantanhede.pt ou do contactos 231 410 100 ou 969 287 659.