A Inova viu aprovada a candidatura que submeteu ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, com vista à implementação de medidas destinadas a reduzir as perdas físicas no sistema de abastecimento de água do concelho de Cantanhede.
Esta é uma operação que tem como principais objectivos “desenvolver mecanismos de diagnóstico do sistema de abastecimento de água do concelho de Cantanhede e da sua sustentabilidade ambiental e infraestrutural, com incidência na avaliação do estado das infraestruturas, gestão das redes e medição de caudais, de modo a promover a melhoria contínua do desempenho dos indicadores relativos às perdas reais de água, falhas no abastecimento, ocorrência de avarias em condutas e adequação de pressão”.
Das acções a desencadear destacam-se a auditoria operacional aos equipamentos instalados nos órgãos da rede, a realização de estudos destinados à instalação de válvulas de seccionamento e descargas de fundo adicionais na conduta elevatória Fervença-Lemede e à remodelação das redes e ramais das zonas de medição e controlo de Cordinhã, Pena, Cantanhede, Sanguinheira e Tocha.
Com a aprovação desta candidatura a Inova pretende atingir, em 2022, um indicador de perdas reais de água abaixo dos 100 litros/ ramal / dia, o que, pelos parâmetros do regulador nacional do sector, significará uma boa qualidade de serviço.
Desta forma a empresa municipal de Cantanhede espera, ainda, consolidar a sua posição como entidade gestora de referência a nível nacional relativamente ao serviço público de abastecimento de água.