Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: INOVA distinguida pelos serviços de água e resíduos urbanos

7 de Março 2024 Jornal Campeão: Cantanhede: INOVA distinguida pelos serviços de água e resíduos urbanos

A INOVA-EM foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com dois Selos de Qualidade, nas categorias de serviço de abastecimento público de água (ao consumidor) e serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor).

Os prémios foram entregues na quarta-feira, em Lisboa, no decorrer da cerimónia solene de atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”.

As distinções, em diferentes categorias, têm por base um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e consistem na atribuição de Selos de Qualidade pelo cumprimento dos critérios identificados no regulamento da iniciativa.

Para o efeito, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos diversos ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

Para Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, “estas distinções são muito importantes pois representam o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, por vezes invisível, de uma vasta e competente equipa, assim como o compromisso contínuo com a qualidade e a melhoria dos serviços prestados para beneficio da comunidade”.

Embora o objectivo da INOVA-EM não seja os prémios, Pedro Cardoso enfatiza que “estes têm tanto mais valor se levarmos em conta que a empresa municipal de Cantanhede presta serviço num território que se estende por 400Km2, servindo 165 localidades de 14 freguesias”.

Os prémios e selos dos Serviços de Águas e Resíduos são uma iniciativa da ERSAR, que conta com um júri representativo do setor e é organizada em parceria com o jornal Água e Ambiente.