Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Hospital com cursos de cuidados paliativos e continuados

3 de Março 2017 Jornal Campeão: Cantanhede: Hospital com cursos de cuidados paliativos e continuados

O Hospital de Cantanhede anunciou, hoje, que vai realizar cursos gratuitos na área dos cuidados paliativos e continuados para promover a formação de profissionais e alunos e a partilha de experiências e de conhecimentos.

Os cursos, a realizar este mês e em Abril, integram-se nas comemorações dos 10 anos que o Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (HAJAC), em Cantanhede, celebra de permanência ininterrupta na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com duas unidades de cuidados na área de Paliativos e Convalescença.

“Para assinalar esta data, o hospital decidiu promover dois cursos gratuitos, para profissionais de saúde, abertos a todos os profissionais de outras instituições, nomeadamente hospitais, cuidados de saúde primários, instituições particulares de solidariedade social, escolas e outras instituições ligadas à saúde”, refere o enfermeiro director, Artur Carvalhinho.

O Curso Básico em Cuidados Paliativos, desenvolvido pela Unidade de Paliativos do HAJAC, com a duração de 21 horas, distribuídas por três dias (22 e 29 de Março e 05 de Abril), é dirigido aos profissionais e alunos de saúde em geral.

Este curso pretende dotar os mesmos de competências básicas na área paliativa, procurando colaborar no preconizado no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Biénio 2017/2018, em fase de implementação.

O outro curso, de Assistentes Operacionais de Saúde, promovido pela Unidade de Convalescença, irá decorrer nos dias 30 e 31 de Março, nas instalações do HAJC, e destina-se aos profissionais e aos alunos das instituições de saúde com aquela categoria.

O mesmo pretende dotar os formandos com conhecimento que lhes permita uma prática baseada em conhecimentos especializados, adequando o desempenho profissional à exigência do campo onde exercem a prática, principalmente nas instituições ligadas à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Com a realização dos dois cursos, o HAJC pretende “promover não só a formação dos profissionais e alunos em Cuidados Paliativos e Continuados, mas também reforçar a articulação interinstitucional, necessária para qualquer trabalho em rede, promovendo a partilha de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desígnio do Ministério da Saúde no que concerne à partilha e rentabilização de recursos e experiências”, esclarece o enfermeiro director.