Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Hospital avança com consulta de cessação tabágica

27 de Março 2018

Michele de Santis, pneumologista, e os enfermeiros Raquel Marques, Conceição Lourenço e Artur Carvalhinho

 

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, anunciou, hoje, que vai avançar com um projecto de cessação tabágica, com uma consulta para quem quiser deixar de fumar.

A consulta terá início na primeira quinzena de Abril, irá realizar-se na primeira e terceira sexta-feira de cada mês, entre as 14h30 e as 18h30, e será assegura por por uma equipa multidisciplinar composta por um pneumologista, enfermeiros com formação específica na área e especialistas de psicologia e nutrição sempre que necessário.

“A cessação tabágica apresenta benefícios imediatos no estado de saúde da pessoa, contribuindo, concomitantemente, para a redução da morbilidade em doenças relacionadas com o consumo de tabaco, como cancro do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crónica”, refere o Hospital.

A oferta de um apoio planeado e estruturado, em contexto de consulta, passa pela “capacitação da pessoa para a mudança comportamental, conducente à desabituação tabágica e à adopção de estilos de vida saudáveis”.

Este projecto surge no seguimento do programa “Zero Tabaco”, promovido pela Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros e a International Society of Nurses “Cancer Care”, no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com