Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Explorações de pedra inspiram Rota do Calcário em Ançã

28 de Março 2019

As explorações de pedra tradicionais na vila de Ançã serviram de inspiração para a criação da Rota do Calcário, percurso pedestre que será inaugurado no domingo (dia 31).

O Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia de Ançã e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, em cujos territórios se estende o trajecto de 9,7 quilómetros, assinalam a inauguração da Rota do Calcário com a realização de uma caminhada de participação livre, na qual vão estar igualmente envolvidos os inscritos no percurso pedestre organizado pela Associação do Grupo de Bombos ‘Só Pedra’, de Portunhos.

A concentração será feita no Terreiro do Paço, em Ançã, pelas 09h15 de domingo, estando o regresso ao ponto de partida marcado para as 10h30.

Segue-se um convívio com degustação de bolo de Ançã e espumante, a que não faltará também animação apropriada para assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta do património, dos recursos naturais e da biodiversidade das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil.

O projecto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma acção de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo em vista a valorização dos corredores de património natural.

A Rota do Calcário tem como referência “o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil”, esclarece o Município presidido por Helena Teodósio.

“A criação da Rota do Calcário teve origem num trabalho realizado pelo professor João Lucas, no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, trabalho esse que foi aproveitado na concepção do projecto entretanto homologado como um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região”, refere a autarquia.

Cantanhede iniciou o processo de homologação da Rota em Fevereiro de 2018, tendo realizadas desde essa altura várias acções, entre as quais a elaboração de conteúdos informativos sobre os pontos de interesse de fauna e flora, bem como os recursos turísticos das freguesias por onde se estende a rota.

Em Janeiro deste ano, o Município validou os conteúdos informativos e promocionais, após o que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal emitiu a homologação oficial atribuindo-lhe a matrícula PR 3 CNT – Rota do Calcário.

Para além desta, Cantanhede obteve também a homologação da Rota da Vinha, inaugurada em data a agendar, cujo itinerário passa pelas freguesias de Cordinhã e Ourentã, estando em estudo a criação de outras.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com