Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede e UC preocupadas com os cuidados continuados e paliativos

31 de Maio 2019

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Duarte Vieira, director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, durante a assinatura do protocolo.

 

O Município de Cantanhede celebrou um protocolo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tendo em vista a cooperação no âmbito dos cuidados continuados e paliativos, através do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Cuidados Continuados e Paliativos.

Segundo o protocolo, assinado no dia 27 de Maio por Duarte Vieira, director da Faculdade de Medicina, e por Helena Teodósio, presidente da autarquia de Cantanhede, deverão ser realizados planos concretos de intervenção ou acordos específicos em cada uma das áreas definidas, como no ensino, investigação e divulgação científica ou participação em projectos de apoio à comunidade, de acesso a bibliotecas e a redes de informação.

Das áreas de colaboração já identificadas constam a organização de iniciativas científicas, de formação e culturais conjuntas, o desenvolvimento de um projecto piloto de apoio à comunidade no domínio dos cuidados continuados e paliativos, nomeadamente através de iniciativas de ajuda aos cuidadores formais e informais, o apoio logístico do Município de Cantanhede aos estudantes da FMUC no conhecimento das condições de saúde da população do concelho e a realização de actividades de disseminação científica, relacionadas com o tema do acordo.

A iniciativa visa ainda a promoção de debates e outras acções de sensibilização de grupos profissionais ligados à saúde relativamente à temática dos cuidados continuados e paliativos, a realização de actividades de inovação e transferências de saber, a partilha de condições físicas para a realização de eventos e de plataformas de tecnologias de divulgação de informação científica e de formação.

O protocolo é válido por três anos, renovando-se automaticamente por sucessivos períodos de um ano, se não for denunciado por nenhuma das partes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com