Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Cordinhã inaugura centro de lavagem de pulverizadores

19 de Junho 2019

A freguesia de Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vai inaugurar sexta-feira (dia 21), pelas 18h30, um centro de lavagem de pulverizadores para recolha e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos.

Este centro fica nas instalações da Junta de Freguesia, junto à rotunda da Rolha (Rota Bairrada), na estrada Pena-Cordinhã.

A inauguração contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, da presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, da directora dos assuntos corporativos da Syngenta Portugal, Felisbela Campos, bem como de outras entidades parceiras e agricultores/viticultores da freguesia.

De acordo com a Syngenta, a instalação daquele que é o “primeiro Centro de Lavagem de Pulverizadores de uso comunitário em Portugal” é fruto de uma parceria entre esta empresa e a Junta de Freguesia da Cordinhã e deverá beneficiar muitos agricultores e viticultores.

Pedro Carrana, presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, sublinha que “a Junta de Freguesia da Cordinhã preocupa-se com a protecção do ambiente e com o bem-estar da sua população”. “Instalando o sistema Héliosec, da Syngenta, ajudaremos os nossos agricultores a cumprir uma exigência legal – tratamento e encaminhamento correcto de resíduos – e garantimos a sustentabilidade da viticultura da Bairrada”, acrescenta o autarca.

A Syngenta irá assegurar a formação dos agricultores para a utilização deste sistema, assim como para a correcta utilização de fitofarmacêuticos, calibração e regulação dos equipamentos de aplicação.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com