Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede comemora 40 anos do ZX Spectrum com evento internacional

18 de Abril 2022 Jornal Campeão: Cantanhede comemora 40 anos do ZX Spectrum com evento internacional

O Museu Load ZX Spectrum, em Cantanhede, assinala os 40 anos do lançamento do ZX Spectrum, com um evento que conta com oradores internacionais, no próximo fim-de-semana (23 e 24).

A Câmara Municipal informou que o museu, criado em Outubro de 2020, vai comemorar os 40 anos do lançamento em Inglaterra do ZX Spectrum, computador que foi lançado em 1982.

Neste evento, que se assinala no próximo fim-de-semana, vão participar familiares de Sir Clive Sinclair, o criador do computador que “se tornou um ícone no início da década de 80 do século passado, despertando o interesse de muitos para a área das tecnologias”.

A iniciativa vai realizar-se no Museu LOAD ZX Spectrum e outros espaços da cidade de Cantanhede, com palestras, conversas, competições e o lançamento do primeiro livro do museu, os “Programadores Portugueses”, da autoria de André Luna Leão.

“Está já garantida a presença de oradores de Inglaterra, Brasil e Portugal, naquele que se antevê ser o maior evento dedicado ao ZX Spectrum realizado em Portugal no século XXI”, refere aquele município do distrito de Coimbra.

Crispin Sinclair e Grant Sinclair, filho e sobrinho de Sir Clive Sinclair ou o professor Steve Vickers, criador da memória ROM são outros dos oradores convidados.

Vão ser igualmente intervenientes os “Oliver Twins” – Phillip & Andrew, criadores da série de jogos “Dizzy”, Clive Townsend criador da saga Saboteur, Jim Bagley programador de jogos como Cabal e Midnight Resistance e membro da equipa do ZX Spectrum Next lançado em 2020 e ainda Marcus Garrett investigador/autor luso-brasileiro, co-fundador da Bitnamic Software.

Miguel Guerreiro, criador do esxDOS e membro activo da demoscene de Spectrum, Filipe Veiga, programador e cofundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro e Álvaro Lopes especialista de eletrónica e criador da InterfaceZ vão também participar neste evento.

Do painel de oradores fazem ainda parte André Luna Leão, fundador do Planeta Sinclair, João Diogo Ramos co-fundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum e Pedro Cardoso vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

O evento é gratuito e tem como objectivo dar o “devido destaque ao computador e homenagear os seus criadores”, concluiu a autarquia.

Todas as informações sobre o evento, incluindo o programa detalhado, podem ser consultadas em https://loadzx.com/events.

O Museu Load ZX Spectrum resulta de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Associação Geração Spectrum que remonta a 2019.