Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede celebra feriado municipal com talentos concelhios

24 de Julho 2020 Jornal Campeão: Cantanhede celebra feriado municipal com talentos concelhios

O Município de Cantanhede comemora o seu feriado municipal, hoje (dia 25) e domingo, e preparou um programa adaptado à nova realidade causada pela pandemia de covid-19, apostando por isso em talentos locais.

O programa tem início hoje e prolonga-se até domingo (26), sendo que um dos pontos altos será a sessão solene, amanhã, nos Paços do Concelho, na qual vão ser homenageados funcionários, instituições e empresas da cidade.

“Esta iniciativa comemorativa visa retomar, de forma previdente e segura, a dinâmica cultural característica do concelho, envolvendo particularmente os artistas locais e o movimento associativo, bem como o tecido socioeconómico da cidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acrescentando que este dia significa sempre uma conjugação de “diversos momentos nas múltiplas iniciativas e expressões de âmbito social, cultural, musical e performativo, numa estreita e frutuosa articulação com as diversas associações e músicos/artistas do concelho de Cantanhede”.

Assim, a programação tem início hoje, pelas 22h00, com “Senhor Doutor” (Jorge Ferreira), um concerto dedicado à juventude e que decorrerá junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Amanhã (25), realiza-se a habitual sessão solene, também ao ar livre (junto à Câmara Municipal), onde se assinalará “simbolicamente o feriado municipal” e na qual serão feitas as devidas homenagens.

Segue-se, à noite, pelas 22h00, um novo momento musical com “Cant’Fado”, no mesmo local, este que será um espectáculo dedicado ao consagrado Património Cultural Imaterial da Humanidade como é o Fado, com a participação de Yola Dinis, Carolina Pessoa, Nuno Sérgio, Bruno Costa (artistas com trabalhos editados) e com a participação especial do Cantemus – Coro Infantojuvenil do Município de Cantanhede, acompanhados por exímios músicos que proporcionarão uma extraordinária Gala de Fado na cidade, com gente de Cantanhede.

Para domingo, também às 22h00, está previsto um “Foto Concerto Fora de Portas”, no terraço das Piscinas Municipais. Um espectáculo multidisciplinar que conta particularmente com o entre-cruzar da estética artística e da beleza da fotografia/imagem com a música ao vivo por João Toscano, Vasco Faim e Manuel Lopes. O evento resulta de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Fotografarte – Associação de Expressão Artística e Fotográfica Cantanhede.

“Esta é, também, uma forma de agradecer a atitude responsável dos habitantes de Cantanhede e de homenagear os nossos artistas, que por imperativos de prevenção têm tido a sua actividade suspensa”, nota a autarca, sublinhando que “há iniciativas e actividades que, pela sua especificidade não podem realizar-se, mas estes concertos terão todas as condições para voltarmos a sentir a música com toda a segurança”.

A participação nos eventos, apesar de gratuita, requer o levantamento de ingressos no Museu da Pedra, entre as 14h00 e as 18h00 de amanhã.

As entradas serão controladas para adequar a lotação às orientações preconizadas pela DGS. Só mediante a apresentação do bilhete (gratuito) haverá lugar à participação no evento.

O Município apela a que todas as normas sejam respeitadas pelos portadores dos bilhetes, e pede-se a quem os requisite que efectivamente assista ao espetáculo, sob pena de impedir a participação de outros interessados.