Coimbra  22 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede auxilia população e cria gabinete de apoio

16 de Outubro 2018

A Câmara de Cantanhede disponibiliza, a partir de hoje, um gabinete de apoio às vítimas da tempestade Leslie, que atingiu no sábado de forma violenta a região Centro.

“Este órgão tem como principal objectivo prestar informações e auxiliar a população, dentro das suas competências, na resolução dos problemas ainda existentes no concelho e levantamento dos estragos provocados pela passagem da tempestade”, refere o Município.

A Câmara diz que, “no mesmo âmbito, conta, das 10h00 às 17h00, a partir de hoje, no mesmo espaço, com a presença de um funcionário da EDP, que se encontra a efectuar o levantamento das anomalias eléctricas ainda existentes no concelho”.

“O técnico está disponível para o atendimento de toda a população, esclarecendo dúvidas relacionadas com os danos provocados pelo temporal que assolou o concelho, efectuando também o registo das avarias, nomeadamente em postes de alta, média e baixa tensão, cabos eléctricos e luminárias, informando também como se encontra o estado da reparação das linhas eléctricas”, refere a Câmara.

A autarquia diz, igualmente, que “este serviço serve também para facilitar a execução dos trabalhos de reparação, permitindo aos técnicos que andam no terreno, com maior fiabilidade e exactidão na identificação do cerne dos problemas, solucioná-los com a maior rapidez possível”.

O distrito mais afectado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um “percurso muito errático”, se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Cerca de 60 000 clientes da região Centro continuavam ao fim da tarde de segunda-feira sem energia eléctrica, devido à passagem da tempestade Leslie, menos 10 000 do que ao final da manhã, anunciou a EDP Distribuição.