Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede aprova voto de louvor e reconhecimento a profissionais de saúde

21 de Julho 2023 Jornal Campeão: Cantanhede aprova voto de louvor e reconhecimento a profissionais de saúde

O Executivo Municipal de Cantanhede aprovou, na quarta-feira (19), duas propostas de atribuição de um voto de louvor e reconhecimento na área da saúde. A proposta levada à sessão pelos eleitos do PSD propunha o reconhecimento de todos os serviços de saúde do concelho e dos seus profissionais, enquanto a dos vereadores do PS é dirigida apenas ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo e ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

No documento proposto do PSD e aprovado por unanimidade, foram invocados para o efeito elementos factuais que comprovam “a extraordinária dedicação à causa que abraçaram em benefício dos cidadãos e da comunidade”.

A proposta adianta que apesar da actividade dos serviços de saúde no concelho de Cantanhede estar “fortemente condicionada pela falta de respostas da tutela relativamente a muitas das necessidades que ao longo dos anos têm sido identificadas como geradoras de dificuldades na prestação de cuidados de saúde qualificados à população”, “a verdade é que se tem assistido a um enorme esforço de superação por parte de todos os profissionais de saúde, no sentido de resolverem entropias, ultrapassarem obstáculos e colmatarem as insuficiências”.

“Não é por acaso que se tem acentuado o reconhecimento da população para com esses serviços e também o sentimento de gratidão para com os extremosos profissionais de saúde que, contra aquilo que seria expectável, continuam a ser eles a assegurar irrepreensíveis padrões de qualidade nos cuidados de saúde que prestam.

Também importa referir o importante papel que têm tido ao longo do tempo quem tem gerido e administrado as unidades e serviços de saúde”, refere ainda o documento.

Assim, o Executivo Municipal aprovou a atribuição de um voto de louvor aos profissionais de saúde das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, Unidades de Saúde Familiar, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Unidades de Longa Duração, Unidades de Saúde Privadas, Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

Já a proposta dos vereadores do PS, aprovada por maioria, atribui um voto de louvor e reconhecimento somente ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais “pelo trabalho extraordinário realizado”.