Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede apoia 214 famílias durante este período de pandemia

17 de Junho 2020 Jornal Campeão: Cantanhede apoia 214 famílias durante este período de pandemia

A Câmara Municipal de Cantanhede, através da sua Equipa de Intervenção em Situações Extremas covid-19 (EISE – Covid) – composta por técnicos do Serviço de Acção Social e Saúde do Município e do CLDS Cantanhede 4G – recebeu 214 pedidos de ajuda durante este período de pandemia, tendo apoiado 387 pessoas.

Segundo a linha de Acção Social, neste período (de 18 de Março a 03 de Junho), foram recepcionados 214 pedidos de apoio, sendo que 185 deles correspondem ao número de cabazes da acção social entregues, abrangendo 136 agregados familiares, num total de 387 pessoas, cujos titulares do pedido têm em média entre os 44 e os 88 anos.

Para o período de calamidade e emergência nacional, a presidente da Câmara, Helena Teodósio, decidiu complementar os cabazes da EISE, com carne e peixe.

“Como complementaridade da intervenção da EISE, e ao nível do voluntariado, foi lançado um apelo à comunidade para se inscreverem na acção Bolsa de Voluntários Covid19, de modo a antecipadamente se poderem acautelar situações pandémicas emergentes que pudessem ocorrer na comunidade, nas IPSS, ou no apoio às pessoas idosas isoladas”, adiantou Célia Simões, vereadora do Pelouro da Acção Social e Saúde.

Este desafio foi concretizado, existindo actualmente 32 voluntários inscritos na sua maioria com formação superior, em múltiplas áreas como: Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Direito, Engenharia, entre outras.

Em suma, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no apoio às famílias tem ajudado a superar a fase pandémica provocada pela covid-19.

“Saliente-se, que o Município tem vindo a desempenhar um trabalho proactivo preponderante e de proximidade a nível individual, familiar, comunitário e organizacional”, concluiu Célia Simões.