Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Ançã reconhecida como Eco-Freguesia

24 de Junho 2021 Jornal Campeão: Cantanhede: Ançã reconhecida como Eco-Freguesia

A Freguesia de Ançã, no concelho de Cantanhede, foi considerada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como Eco-Freguesia, tendo recebido o prémio na passada segunda-feira (21).

Segundo a Junta de Freguesia de Ançã, a entrega do galardão tem por base um conjunto de 10 indicadores ligados à sustentabilidade económica, social, sociocultural, ambiental e territorial.

“Obviamente, tão importante como a atribuição da bandeira verde, é o nosso compromisso em continuar a trabalhar de forma sustentada e sustentável em prol da qualidade de vida na nossa freguesia e das suas gentes. Contamos com a acção de todos para que possamos continuar a transformar esta Vila num território onde os valores da sustentabilidade económica, social, ambiental e territorial sejam uma constante”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Miguel Vaz Cardoso.

“Este é um primeiro passo de uma caminhada mais exigente. Ainda muito há a fazer e a melhorar, mas já muito se tem feito e esse reconhecimento está à vista. Estamos no bom caminho e esta acreditação internacional é prova disso”, acrescentou.

De referir que a ABAE iniciou este projecto em 2014, procurando trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. A Associação pretende assim, com esta iniciativa, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão.