Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede: Alunos da Secundária Lima-de-Faria ajudam Jardim de Infância da Guiné-Bissau

15 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Cantanhede: Alunos da Secundária Lima-de-Faria ajudam Jardim de Infância da Guiné-Bissau

Numa sessão solidária que assinalou o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alunos de cada uma das turmas da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria procederam à entrega de mealheiros, acção que resultou da recolha de donativos junto da comunidade escolar, com o objectivo de dotar e promover o funcionamento do Jardim de Infância Manuela Miranda, na Ilha de Soga, na Guiné-Bissau.

O vice-presidente Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, marcou presença na sessão, aproveitando para destacar “a importância desta iniciativa solidária, destes gestos que marcam a diferença e o orgulho pelo empenho do Agrupamento enquanto parceiro neste projecto de intervenção humanitária que a associação está a desenvolver naquele país africano”.

O autarca destacou ainda a importância destes gestos, “um sinal de esperança, numa ilha onde a pobreza teima em roubar os sonhos e os sorrisos e numa altura carregada de simbolismo em que os jovens foram desafiados a viver o Natal como desafio de solidariedade, humanidade e justiça”.

Também a professora Manuela Miranda, promotora deste projecto, salientou que “com este pequeno gesto de solidariedade estamos a agir de modo a contribuir para dar oportunidade a estas crianças de terem possibilidade de aprender, no fundo a concretizar um direito”.

A professora regozijou-se pelo “sucesso da iniciativa”, dando conta que “mais uma vez, os alunos surpreenderam”, sendo esta a actividade que garante os meios financeiros para o pagamento da educadora, auxiliares e lanche das 50 crianças do Jardim de Infância de Soga.

Na sessão marcou ainda presença a presidente da associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor, Margarida Coelho, que se mostrou emocionada com a acção desenvolvida pelos alunos, tendo destacado “a importância do contributo prestado pela comunidade escolar de Cantanhede no apoio concreto para a melhoria de vida daquelas crianças”.

Na sessão intervieram ainda a vice-presidente do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Anabela Salguinho, o presidente do Conselho Geral, José Moutinho, e o presidente da Associação de Estudantes, Simão Cera.