Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Canja a Doentes” pode ser projecto turístico

28 de Março 2024 Jornal Campeão: “Canja a Doentes” pode ser projecto turístico

A Canja a Doentes é uma receita gastronómica que foi servida no século XIX, nos primeiros dias de Agosto de 1808, a Arthur Wellesley, depois de ter desembarcado com as suas tropas no Cabedelo, na Figueira da Foz.

Debilitado pela viagem, o general inglês Arthur Wellesley estabeleceu o seu quartel-general nos Armazéns de Lavos (povoação a sul da Figueira da Foz),quando vinham ajudar na luta contra os franceses de Napoleão Bonaparte

Perante o estado de saúde do general, a população lavoense serviu-lhe uma canja própria para doentes, que levou a uma rápida recuperação física do então Duque de Wellington.

Depois desta receita milagrosa, o próprio general descreveu-a numa carta endereçada a sua esposa, carta esta que se encontra no livro de memórias da duquesa. O prato é, ainda hoje, confeccionado exactamente do mesmo modo, na região figueirense, mas que nunca foi muito utilizado para promover a região.

No final dos anos 80, o empresário Mário Esteves, do restaurante Caçarola Dois, quando tinha o restaurante Aquário, lançou a Canja a Doentes, que registou assinalado êxito durante alguns meses, mas que acabou por cair em desuso.

Agora, que tinha sido criado para esta quadra pascal, o programa turístico “Mercado do Duque”, uma feira medieval, que foi cancelado devido às previsões de muito mau tempo para estes dias. Aproveitando todo este envolvimento em redor da Canja a Doentes, que ia ser servida no Mercado do Duque, o Restaurante Caçarola Dois proporcionou esta quinta-feira, ao grupo gastronómico “Os Amigos da Boa Mesa”, uma saborosa Canja a Doentes, no qual participaram também Manuel Domingues, vereador da autarquia figueirense e Rosa Batista presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião. A presença destes autarcas pode contribuir para um projecto turístico alargado entre regiões (Rota das Invasões) mais abrangente, que envolva os municípios da Figueira da Foz, Mealhada, Mortágua e Penacova, autarquias que também foram palco das lutas contra os franceses.

A título de informação, a Canja a Doentes é um prato que não figura no cardápio do restaurante, mas que pode ser servido sempre que encomendado.