Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Canil de Coimbra entrega animais para adopção ao domicílio

9 de Abril 2020 Jornal Campeão: Canil de Coimbra entrega animais para adopção ao domicílio

O canil/gatil de Coimbra está a aceitar pedidos de adopção de animais pela Internet e vai entregar, a partir de terça-feira, os animais no domicílio do adoptante, disse hoje o vereador da Câmara responsável pelo sector.

“A partir de 14 de Abril [terça-feira], o Canil Municipal de Coimbra vai levar a casa [do adoptante] o seu melhor amigo [o animal adoptado], sem ele precisar de sair de casa”, disse à agência Lusa o vereador Francisco Queirós, responsável, designadamente, pelo pelouro do Serviço Médico Veterinário da Câmara de Coimbra.

Esta é a forma encontrada pelo canil/gatil de Coimbra para “garantir que as adopções continuam durante o actual estado de emergência”, sublinhou o vereador comunista, eleito pela CDU, em exercício de funções a tempo inteiro na Câmara de Coimbra, liderada pelo socialista Manuel Machado.

Embora não se tenha registado aumento da procura de animais para adoptar, “tem-se a percepção de que há, nesta ocasião, mais gente interessada em adoptar animais” – este é um meio de combater o isolamento e a solidão –, mas que ainda não o terá feito por isso implicar deslocações ao canil/gatil, explicou Francisco Queirós.

A variação na entrada e saída de animais no Canil Municipal de Coimbra, nesta época de pandemia da covid-19 e de estado de emergência, relaciona-se apenas com a relativa diminuição do número de animais feridos, o que se deve explicar com a redução substancial do tráfego automóvel e dos acidentes rodoviários, admitiu.

Actualmente o canil/gatil de Coimbra acolhe cerca de uma centena de animais.