Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Candidaturas para o Grande Prémio de Literatura dst já estão abertas

15 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Candidaturas para o Grande Prémio de Literatura dst já estão abertas

As candidaturas para o Grande Prémio de Literatura dst já estão abertas e decorrem até dia 22 de Março. A 29ª edição do concurso tem como tema a poesia, sendo que o vencedor vai ganhar mais de 15 mil euros.

“O Grande Prémio de Literatura dst tem registado, ano após ano, recordes de participação – este ano deverá chegar às duas centenas de candidaturas – e continua a afirmar-se como um dos mais importantes prémios nacionais na área da literatura, promovido por um grupo privado”, adianta o dstgroup. No total, já foram distinguidos 27 escritores portugueses e atribuídos mais de 300 mil euros. Pelo concurso, passaram ainda mais de 1400 obras.

Até ao momento, o galardão já premiou nomes como Manuel Alegre, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires, A. M. Pires Cabral, Sebastião Alba, Vergílio Alberto Vieira, Fernando Guimarães e Lídia Jorge. Na última edição, Teolinda Gersão foi sagrada vencedora com a obra “O regresso de Júlia Mann a Paraty”.

De acordo com o presidente do dstgroup, José Teixeira, “acreditamos que a leitura das grandes obras e a leitura da grande literatura aumenta a capacidade de imaginar e, por consequência, a competitividade da nossa economia”. O mesmo responsável reforça também a crença de que “há coisas que só através da poesia conseguimos entender. Recomendamos, pela saúde de todos, que não descansemos de ler”.

Os escritores portugueses podem consultar todas as condições relativas à participação em http://gpl.dstsgps.com. O prémio será entregue no dia 28 de Junho, no Theatro Circo, em Braga. Para escolher a obra vencedora, o Grande Prémio de Literatura dst conta com um júri constituído por José Manuel Mendes, na condição de presidente, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa.

Cátia Barbosa

(Jornalista do “Campeão” no Porto)