Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Candidaturas abertas para os Prémios do Politécnico de Coimbra 2023

7 de Junho 2023 Jornal Campeão: Candidaturas abertas para os Prémios do Politécnico de Coimbra 2023

O Politécnico de Coimbra (IPC) anunciou a abertura das candidaturas para os Prémios do Politécnico de Coimbra 2023. Os prémios têm como objectivo reconhecer o mérito desportivo, científico e o envolvimento social e cultural de membros da comunidade do IPC, abrangendo estudantes, diplomados, docentes, investigadores e profissionais não docentes. As candidaturas decorrem até o dia 11 de Junho, exclusivamente online, e serão avaliadas por um júri composto por elementos internos e/ou externos ao IPC, dependendo do prémio em apreço.

Os Prémios do Politécnico de Coimbra serão atribuídos durante a cerimónia comemorativa do aniversário da instituição, que terá lugar no dia 7 de Julho, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Uma das categorias dos prémios é o “Prémio Atleta do Politécnico de Coimbra”, que tem como objectivo principal reconhecer um estudante, docente, investigador ou profissional não docente do Politécnico de Coimbra que se destaque como praticante desportivo de alto rendimento, representante numa selecção nacional e/ou como representante de denotado mérito desportivo do Politécnico de Coimbra ou das suas estruturas estudantis. Serão premiados até três atletas que tenham contribuído para a promoção e dignificação da imagem do Politécnico de Coimbra na sociedade.

Outra categoria é a dos “Prémios Ciência & Inovação”, que visam valorizar, reconhecer e promover o trabalho científico da comunidade académica e de investigação do IPC. Esta categoria está dividida em três subcategorias: “Investigador”, “Investigador Jovem” e “Ciência+”. O “Prémio Investigador do Politécnico de Coimbra” destina-se a reconhecer doutorados que exerçam funções de docente, investigador ou profissional não docente no IPC e que se tenham destacado por uma intervenção particularmente relevante na área da ciência. O prémio atribui uma bolsa no valor de 1.500 euros para aplicação em actividades científicas. O “Prémio Investigador Jovem do Politécnico de Coimbra” destina-se a estudantes ou diplomados há menos de um ano do IPC, com idade inferior a 35 anos, que se tenham destacado na área da ciência, também com uma bolsa no valor de 1.000 euros. Já o “Prémio Ciência+ do Politécnico de Coimbra” tem como objectivo reconhecer uma equipa de investigadores do IPC que se tenha destacado pela sua actividade de Investigação Aplicada, com uma bolsa no valor de 3.000 euros.

O “Prémio Sociedade do Politécnico de Coimbra” tem como objectivo reconhecer membros da comunidade do IPC que apresentem um projecto relevante para a promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional. O prémio atribui uma bolsa no valor de 1.500 euros, a ser gerida pelo vencedor ou vencedores, para aplicação na actividade de desenvolvimento.

Por fim, o “Prémio Inspirados pela Coragem do Politécnico de Coimbra” destina-se a reconhecer os membros da comunidade do IPC que se dediquem a causas que provocam uma mudança positiva e reconhecida na sociedade. São elegíveis projectos ligados ou enquadrados numa instituição, associação, ONG ou afins.

Os interessados podem consultar os regulamentos dos prémios, bem como obter informações sobre os critérios de elegibilidade e de selecção, através do seguinte link: https://www.ipc.pt/ipc/sobre/documentos/estatutos-e-regulamentos/

As candidaturas decorrem exclusivamente online, nos seguintes links:

  • Prémio Atleta do Politécnico de Coimbra: https://forms.ipc.pt/index.php/254865?lang=pt
  • Prémio Ciência & Inovação do Politécnico de Coimbra: https://forms.ipc.pt/index.php/418969?lang=pt
  • Prémio Sociedade do Politécnico de Coimbra: https://forms.ipc.pt/index.php/532833?lang=pt
  • Prémio Inspirados pela Coragem do Politécnico de Coimbra: https://forms.ipc.pt/index.php/764114?lang=pt