Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 é apresentada quarta-feira

10 de Abril 2021 Jornal Campeão: Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 é apresentada quarta-feira

A apresentação oficial da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 vai decorrer na próxima quarta-feira (14), pelas 19h00, e poderá ser acompanhada, em directo, nas redes sociais da Câmara Municipal.

O evento, “que contará com várias surpresas”, irá decorrer no Convento de São Francisco, que esta semana celebra cinco anos da sua abertura ao público como centro cultural de congressos de excelência, disse o Município de Coimbra. O momento visa apresentar as linhas gerais da candidatura, bem como os destaques da programação cultural de Coimbra para o segundo trimestre de 2021, depois de o plano de desconfinamento do Governo prever a reabertura dos equipamentos culturais a partir de 19 de Abril.

A Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo; e Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura, irão juntar-se as vozes e a energia de Marisa Liz (acompanhada por Tiago Pais Dias), Aurea, Pedro Abrunhosa e André Sardet, além do grupo de fados conimbricense àCapella. Parte dos artistas estará no Convento, outros nos seus próprios estúdios, em ligação directa. Durante a emissão será apresentada a imagem oficial da candidatura, que venceu o concurso público lançado pela Câmara de Coimbra, bem como um vídeo de promoção da mesma.

Este evento surge dias após a votação por unanimidade do “Pacto de Cidade” – documento agregador do compromisso inequívoco sobre a vontade, capacidade e determinação em torno da candidatura de Coimbra a CEC2027 –, elaborado pelo Grupo de Trabalho, com os contributos das instituições culturais da cidade, apresentado no Conselho Municipal de Cultura e aprovado na Câmara e na Assembleia Municipal. Refira-se que o Grupo de Trabalho recebeu, ainda, um voto de louvor, que simboliza a relação de proximidade e cooperação entre a autarquia, as entidades e personalidades locais e o Grupo de Trabalho e que marcará o percurso da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, salientou que este é um “desafio para beneficiar a cidade e o país”, que a candidatura tem um “espírito de abertura e de congregação” e que interessa sobretudo “o que fica e não apenas um evento efémero”. O autarca destacou as realizações do Grupo de Trabalho da candidatura, coordenado pelo mágico Luís de Matos, agradecendo em nome do Município tudo o que têm feito.

Já Luís de Matos vê nesta aprovação política “um sinal de grande afirmação de Coimbra, que a abrirá ainda mais, e ao longo dos próximos meses, ao país e à Europa, numa caminhada que é, ela própria, uma prova da capacidade e envolvimento de todos dos conimbricenses”.