Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Candidatos a deputados do PS de Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

20 de Janeiro 2022 Jornal Campeão: Candidatos a deputados do PS de Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

Os candidatos a deputados do PS pelos círculos eleitorais de Coimbra e de Viseu visitaram o troço do IP3 já requalificado, na zona de Penacova, numa iniciativa conjunta.

A zona visitada corresponde à primeira fase de requalificação integral do troço entre o Nó de Penacova e a Ponte sobre o Rio Dão/Nó do Lagoa Azul cuja obra foi consignada a 27 Maio 2019 e foi concluída a 15 de Abril de 2021.

Neste troço ainda decorrem e decorrerão nos próximos meses trabalhos autónomos de estabilização de taludes, cuja segurança estava posta em causa.

A segunda fase prevê a duplicação do traçado para perfil de auto-estrada sem portagens entre Coimbra e Penacova e entre a Foz do Dão (Lagoa Azul) e Viseu.

Estas intervenções estão em fase de projectos cuja conclusão está prevista até ao final deste ano.

“O desenvolvimento do projecto de execução por troços irá permitir o desfasamento das empreitadas, contribuindo para o objectivo da conclusão das intervenções no menor espaço de tempo possível”, referem os socialistas, sublinhando que esta é uma obra lançada pelo actual Governo do PS.

A extensão total é de 75km e o investimento global é de 134 milhões de euros suportados na totalidade pelo Orçamento do Estado, prevendo-se a conclusão da totalidade dos trabalhos em 2024/2025 dependendo também da capacidade de execução dos empreiteiros.

Acompanharam os candidatos vários autarcas da região de ambos os distrito, bem como vários dirigentes do PS.