Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Candidato do Chega a Mira elege combate à poluição como principal bandeira

26 de Julho 2021 Jornal Campeão: Candidato do Chega a Mira elege combate à poluição como principal bandeira

O empresário Rogério Guímaro, voz activa na luta contra as descargas poluentes, é o cabeça-de-lista da candidatura do Chega à Câmara de Mira, tendo o combate à poluição no concelho como principal bandeira da campanha.

“A poluição será um marco [da campanha] e, se for eleito, no dia seguinte, a Águas do Centro Litoral terá que se sentar comigo e ressarcir de imediato todos os milhões de euros indevidamente cobrados e indemnizar a população afectada”, disse à agência Lusa o candidato independente pelo Chega em Mira (Coimbra).

Para Rogério Guímaro, o problema de descargas poluentes que afectam Mira, mas também o concelho de Cantanhede, têm implicações nas mais variadas actividades económicas, seja na pesca, agricultura, restauração, comércio ou hotelaria.

O candidato, de 44 anos, licenciado em criminologia nos Estados Unidos, é natural de Cantanhede e vive em Mira, onde tem uma empresa de agricultura biológica, tendo sido investigador de criminalística da GNR durante 20 anos.

Nos últimos anos, face à sua actividade enquanto empresário agrícola, envolveu-se na denúncia de descargas poluentes, que afectaram a sua própria exploração e que lhe terão causado “um prejuízo superior a 1,3 milhões de euros”, afirmou, salientando que pretende lutar por todos aqueles que foram afetados pelo problema.

Para além da luta contra a poluição, Rogério Guímaro propõe incentivos à natalidade, por forma a fixar casais jovens no concelho, que é “uma grande necessidade” de Mira.

O candidato pelo Chega pretende também alavancar “a actividade comercial”, considerando que é necessário facilitar a instalação de empresas nas zonas industriais do concelho.

Atividades lúdicas para a população mais idosa e a construção de um campo de golfe são outras das propostas de Rogério Guímaro.

O Executivo municipal de Mira é composto por cinco eleitos do PSD e dois do PS.

Para além de Rogério Guímaro, concorrem também à liderança do município o atual presidente da Câmara, Raul Almeida (PSD), Ana Jorge (CDU) e Licínio Palhavã (PS).