Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Cancro: 4 pilares para uma vida saudável” forma embaixadores OACCUs

1 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: “Cancro: 4 pilares para uma vida saudável” forma embaixadores OACCUs

“Cancro: 4 pilares para uma vida saudável” é o ponto de partida para a formação de embaixadores que irá decorrer no dia 17 de Fevereiro, das 9h30 às 17h30 (inclui almoço), na FCDEFUC – Estádio Universitário de Coimbra. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), da Faculdade de Ciências do Desporto e educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULSC), no âmbito do projecto europeu “OACCUs – Outdoor Against Cancer Connects Us”, co-financiado pelo programa EU4Health e enquadrado no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, que pretende criar uma rede europeia para jovens sobreviventes de cancro.

A Formação irá promover a reflexão sobre os desafios e necessidades dos jovens sobreviventes de cancro para uma vida saudável, com base em quatro pilares fundamentais: actividade física e desporto ao ar livre; alimentação equilibrada; sustentabilidade e natureza e bem-estar físico e mental. A acção é dirigida a jovens sobreviventes de cancro, familiares e amigos e, simultaneamente, a profissionais de saúde, do desporto, do exercício físico e educadores, e a todos os envolvidos na melhoria da qualidade de vida e reintegração dos sobreviventes de cancro na escola, no trabalho e na sociedade.

Com este curso pretende-se que todos os participantes “embaixadores OACCUs” tenham um papel mais activo na promoção de estilos de vida saudáveis junto de outros sobreviventes de cancro e toda a comunidade, incentivando a uma vida menos sedentária e actuando como “patient advocates” para uma resposta adequada a eventuais necessidades não atendidas.

As inscrições – bem como mais informações – para o evento são gratuitas, mas obrigatórias, e estão disponíveis no site da LPCC em bit.ly/3OlbehJ.

Recorde-se que o projecto OACCUs se rege pelo mote “CHOOSE the HEALTHy way!” e é dirigido a jovens sobreviventes de cancro entre os 15 e os 39 anos.

Integram o Consórcio seis países da Europa, entre os quais Portugal representado pelas três instituições envolvidas neste evento.