Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Campeonatos Internacionais de Columbofilia decorrem em Mira mas sem público

20 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Campeonatos Internacionais de Columbofilia decorrem em Mira mas sem público

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia decorrem este sábado (24), no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira, mas este ano, devido à covid-19, sem público.

A prova, que conta com a participação de 28 países, é habitualmente uma grande festa, com a presença de milhares de columbófilos. Nesta edição, a Federação Portuguesa de Columbofilia, em decisão conjunta com as autoridades, vai vedar o recinto bem como os acessos, para evitar ajuntamentos, e aposta numa emissão online.

Neste que é o ano da celebração do 23.º Aniversário do Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova estão em competição as provas finais do Campeonato da Europa de Columbofilia, nos escalões seniores e juniores, o Grand Prix de Portugal, prova a contar para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.

Tradicionalmente, as provas e campeonatos de columbofilia para além de envolverem uma importante componente da prática desportiva, constituem um ponto de encontro, de convívio social, de solidariedade recíproca na troca de experiências e conhecimentos entre milhares de columbófilos e simpatizantes da modalidade, nacionais e internacionais, a que se associam as respectivas famílias. No ano passado, cerca de 3 000 pessoas estiveram em Mira para assistir à chegada dos pombos. O vírus mudou tudo, mas a festa vai fazer-se na mesma, desta vez online. Os “atletas” vão sair de Paderne, no Algarve, de manhã, percorrer 385 quilómetros até Mira, estando a sua chegada prevista para a hora do almoço.

A covid-19 e os constrangimentos que trouxe para todos levaram a Federação Portuguesa de Columbofilia a reunir-se com representantes da Autoridade de Saúde e do Município de Mira, bem como da Protecção Civil e da GNR com o objectivo de garantir que os campeonatos decorrem no cumprimento das normas e recomendações da Direcção-Geral da Saúde. Foi decidido que no sábado os acessos ao Columbódromo vão ser encerrados, havendo uma barreira de segurança estabelecida pelas autoridades. Também a entrada no recinto está vedada, sendo autorizado apenas o ‘staff’ necessário para a realização da prova.

Em alternativa, a Federação Portuguesa de Columbofilia está a preparar a transmissão online da final dos campeonatos, recorrendo à tecnologia para mostrar os resultados em tempo real. A intenção é que os milhares de columbófilos espalhados por todo o mundo (só em Portugal há cerca de 10 000) possam sentir a paixão da Columbofilia, na segurança das suas casas.