Coimbra  9 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Campeonato Nacional de Kayak Polo regressa a Coimbra

7 de Julho 2021 Jornal Campeão: Campeonato Nacional de Kayak Polo regressa a Coimbra

O Campeonato Nacional de Kayak Polo volta à cidade de Coimbra numa organização conjunta do Clube Fluvial de Coimbra (CFC) em parceria com a Câmara Municipal e Federação Portuguesa de Canoagem.

Estão confirmadas as principais equipas nacionais que se farão representar com mais de uma centena de atletas no Parque Verde do Mondego nos dias 10 e 11 de Julho.

O Fluvial de Coimbra vai iniciar a reconquista do título de campeão nacional que lhe fugiu no ano anterior para o Clube Kayak Polo da Barra. Após seis anos consecutivos no primeiro lugar no pódio, o CFC perdeu no atípico ano de 2020, o título para o clube de Oeiras. Mesmo assim, conseguiu o feito inédito de colocar as suas duas equipas seniores no pódio ao alcançar o segundo e terceiro lugares.

Depois de um ano com treinos presenciais intermitentes devido à pandemia e sempre com a sombra de possíveis alterações no calendário, os canoístas de Coimbra estão ansiosos pelo reinício das competições oficiais. Sérgio Bento, vice-presidente do CFC, atleta e treinador, está optimista, “foi um ano difícil, continuamos a viver num tempo de incertezas e todos nós queremos voltar ao ritmo habitual dos nossos treinos e competições. Os nossos atletas estão felizes pelo regresso ao campo e o CFC quer recuperar, como todos nós, a sua normalidade”. O Fluvial de Coimbra vai apresentar-se nesta primeira fase do campeonato nacional com duas equipas seniores e uma equipa Sub-16.

O campeão nacional de kayak polo, em cada categoria, será a equipa que obtiver, no final de todas as etapas, o maior número de pontos (são atribuídos três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota).

 

Canoagem de Lazer anima as águas do Mondego no mesmo fim-de-semana

O Grupo de Lazer do Clube Fluvial de Coimbra, promove, no dia 11, o “Passeio no Mondego”. A iniciativa está inserida no calendário anual de actividades de lazer, “PORTUGAL A PAGAIAR 2021” que reúne uma compilação de descidas de rio, mar, passeios e travessias. O subprograma + Canoagem de Lazer foi criado no seio da Federação Portuguesa de Canoagem para promover e apoiar a prática da canoagem de lazer no país. A iniciativa destina-se aos praticantes da canoagem como actividade física, desporto recreativo e de aventura, ou mero passatempo e que procuram uma prática não competitiva. Armanda Matos, treinadora do Grupo de Lazer do CFC, confirma o sucesso desta nova categoria – “Temos tido contactos todas as semanas por parte de inúmeras pessoas que pretendem pagaiar connosco no Mondego. É uma forma divertida de ver a canoagem e, acima de tudo, de praticar desporto sem o propósito da competição. O Passeio no Mondego é mais uma forma de promoção da canoagem na nossa cidade”.