Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Campanha de esterilização em Montemor-o-Velho beneficiou 90 animais

28 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Campanha de esterilização em Montemor-o-Velho beneficiou 90 animais

O Município de Montemor-o-Velho anunciou que, no decorrer da Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia, foram apoiados 90 animais, entre cães e gatos, ao longo do ano de 2023. A iniciativa, que decorreu de 1 de Janeiro a 8 de Dezembro, resultou num investimento total de 4.110 euros.

A campanha, promovida pela autarquia, abrangeu 80 agregados familiares que apresentaram candidaturas após procederem à esterilização dos seus animais de estimação, sendo permitido um máximo de dois animais por agregado. As esterilizações foram realizadas em Centros de Atendimento Médico Veterinário (CAMV) localizados no concelho.

A autarquia tem implementado diversas acções de combate ao abandono, de forma a evitar a sobrelotação do centro de recolha oficial de animais de companhia e prevenir o nascimento de ninhadas indesejadas.

A Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia, que contou com um orçamento de 10 mil euros, previa uma comparticipação de 76 euros para esterilização de cadelas e 40 euros para cães. No caso dos gatos e gatas, o valor comparticipado foi de 20 e 46 euros, respectivamente.

Ao longo do período da campanha, foram esterilizados um total de 26 cães/cadelas e 64 gatos/gatas, contribuindo para o controlo da reprodução animal e para a promoção do bem-estar dos animais de companhia no município.