Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Caminhada patuda e sessões de esclarecimento celebram os animais

1 de Outubro 2019

Sandra Santiago, da HolidayPet, e João Francisco Campos, presidente da UF Coimbra, apresentaram o evento no Mercado de Calhabé

 

O Dia Mundial do Animal, que se assinala na próxima sexta-feira (04), vai ser celebrado, em Coimbra, em dois dias, chamando a atenção para os amigos de quatro patas e para todos os outros menos convencionais.

Nesse mesmo dia (04), realiza-se uma caminhada patuda solidária, no Parque Verde do Mondego, e no sábado (05), há uma tarde inteira preenchida com actividades sob o tema dos animais.

Estas iniciativas são organizadas pela HolidayPet e pela União de Freguesias (UF) de Coimbra, com o objectivo de “dar a conhecer a realidade de todos os animais”, revelou Sandra Santiago, da HolidayPet, sublinhando que tal poderá ser feito através da caminhada solidária ou do evento no Mercado do Calhabé, destinada a crianças e adultos.

Para a União de Freguesias de Coimbra, o desafio lançado pela empresa organizadora foi imediatamente aceite, e havendo necessidade de dinamizar o espaço do Mercado (embora ainda não requalificado), “este é outro dos eventos ideais para o fazer”, explicou o presidente João Francisco Campos.

No dia 04, a caminhada terá início pelas 19h00, e contará com um percurso “acessível a todos os participantes (mesmo com mobilidade reduzida) e aos seus patudos”. Sendo solidária, a inscrição terá o custo de cinco euros, que revertem na totalidade para as associações parceiras da iniciativa: Milvoz, Agir pelos Animais, Quebrar a Corrente, Coimbra Animal Save e a Condeixa Pa´tudos.

Já no sábado (05), no Mercado do Calhabé, e a partir das 15h00, haverá seminários sobre temas ligados aos animais (quer aos domésticos, como aos selvagens e de produção), além de sessões de filosofia com crianças, entre os três e os 10 anos, sobre a importância de “amar e respeitar os animais”.

As sessões de filosofia para crianças (separadas em dois grupos por idades – dos três aos sete e dos oito aos 10 anos) serão dinamizadas pela professora Carla Pinto.

Já no caso dos seminários, a primeira sessão, pelas 16h00, será sobre “Fazer mais pelos animais”, com a presença de Ana Pinho, da Coimbra Animal Save. Segue-se, pelas 17h00, Myriam Kanoun-Boulé, bióloga e voluntária do CERVAS, com o tema “Recuperação da Fauna Selvagem Portugal. Trabalho do CERVAS”. A terceira e última sessão terá início pelas 17h30, com “Habitats e Biodiversidade da região de Coimbra – Reserva Milvoz”, de Manuel Malva, biólogo, fotógrafo de natureza e responsável pela criação da Reserva “Milvoz”, de fauna e flora em Almalaguês.

No espaço estará, também, um representante do projecto nacional “Quebra-Corrente” – um movimento cívico que pretende sensibilizar os cuidadores dos animais para os que estão acorrentados, alertando-os para o bem-estar animal.

As entradas são livres e, no local, serão promovidas adopções responsáveis por parte das associações O Corvo e da Condeixa Pa´tudos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com