Coimbra  22 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Caminhada nocturna quer promover hábitos de vida saudável

15 de Maio 2019

A adopção de estilos de vida saudáveis, o convívio e a sensibilização para a prevenção do cancro são alguns dos objectivos da caminhada nocturna, que se irá realizar, hoje, pelas 21h00, em Coimbra.

A iniciativa é do projecto “des.LIGA”, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), e vai ter início no largo da Portagem, com a duração de cerca de uma hora.

A ideia é, precisamente, chamar a atenção da população para a importância de se adoptarem estilos de vida saudáveis, uma vez que a missão do “des.LIGA” passa pela “educação para a saúde e prevenção do cancro, através de acções de proximidade no meio universitário, em particular, são desenvolvidas actividades interactivas e lúdicas, sempre com finalidades educativas”.

Assim, como parceiros desta actividade estão a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), bem como o apoio do grupo ‘Night Runners Coimbra’.

Actualmente, o projecto está presente na Covilhã, através de um protocolo com a Universidade da Beira Interior e em Coimbra, no âmbito de um acordo com a AAC e com a ESEnfC.

“De acordo com a evidência científica, pode-se reduzir o risco de cancro através da adopção de comportamentos saudáveis de alimentação e actividade física”, refere a Liga, sublinhando que “pelo menos um terço dos tipos mais comuns de cancro pode ser prevenido através da cessação do consumo de tabaco, redução do consumo de álcool, adopção de uma alimentação saudável e da prática regular de exercício físico”.

Para a caminhada, a participação é totalmente gratuita.